sábado, 29 de outubro de 2011

Jogo Didático - Tangram

Para apresentação do jogo didático escolhemos o jogo do tangram, pois este faz parte do Universo da matemática, o que, pessoalmente, pensamos ser posta de parte, pelas crianças em muitos casos.

Através da leitura dos textos "Avaliação de Software Educativo - Ensina-me a pescar!" de Fernando Costa  e de "Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia" de  Ana Carvalho, apresentamos em baixo uma pequena reflexão sobre os jogos educativos. 

As crianças habitualmente utilizam o tangram tradicional e estando este em formato multimédia, poderá ser mais apelativo, considerando que estes Softwares Educativos captam mais atenção e permitem uma melhor interação por parte dos utilizadores, assim sendo, como a autora Ana Carvalho afirma, " A interatividade que o software educativo exige, faz com que o utilizador se sinta envolvido na exploração do seu conteúdo".

Uma outra vantagem do tangram estar neste formato é o facto de ter uma navegação rápida com pouca informação escrita.

O factor dificuldade não deve ser nem muito baixo nem muito elevado de modo a que possa estimular a vontade de querer finalizar o jogo e prosseguir na evolução do mesmo, caso haja essa possibilidade no jogo.

Para testar a qualidade científica deste jogo antes de o escolhermos testámo-lo para ver se era recomendado, pois, segundo Ana Carvalho, esta qualidade "é imprescindível para que o utilizador possa aprender corretamente".

Definição:

O jogo didático caracteriza-se por proporcionar certas aprendizagens pedagógicas de uma maneira mais lúdica devido ao seu aspeto lúdico e funcional, tornando-se uma opção para o desempenho das crianças. 



Referências bibliográficas:









3 comentários:

  1. Caras alunas,
    No jogo que escolheram não consegui virar as peças, o que é fundamental para este tipo de puzzle. Sugeria em alternativa outros jogos do mesmo tipo, por exemplo este: http://www.silvergames.com/tangram
    Quanto à vossa reflexão, relembro que ela devia basear-se nos dois textos do SACAUSEF que sugeri e não vejo qualquer referência às ideias neles expressas.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. De acordo com as indicações da professora já mudámos o jogo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Voltámos a rever este texto, e fizemos algumas modificações com base no comentário da professora.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar